Gerir uma estratégia de Inbound Marketing é algo bem trabalhoso, podemos dizer que é uma das estratégias mais complexas no marketing digital por envolver uma estratégia de transmídia, o que requer o domínio de múltiplos canais no meio digital.

O processo de gestão do Inbound pode ser resumido em três etapas: planejamento das ações, controle da execução e mensuração de resultados.

Esses três pilares garantem que todos os processos bem como as ações que compõem o inbound marketing, serão realizadas de acordo com o objetivo e tipo de negócio da organização.

Como falado no primeiro parágrafo, O Inbound Marketing é uma estratégia muito complexa e por isso deve ser realizada por um profissional especializado, que conheça os processos, estratégias e indicadores desse modelo, ou por uma agência de Marketing Digital com foco em Inbound.

Caso você seja um profissional em Marketing e quer saber um pouco mais sobre Inbound, para tentar aplicá-lo, saiba que ao executar essas etapas irá garantir resultados melhores para as campanhas de seus clientes.

 

Gestão de Inbound

 

Abaixo listaremos três etapas que resumem a gestão de uma série de ações que fazem parte do que é Inbound Marketing, por isso, indicamos que você pegue seu caderno e vá anotando os principais pontos desse conteúdo riquíssimo.

 

Caso ainda seja leigo no assunto e ainda tenha dúvidas do que é Inbound Marketing, sugerimos que leia nosso Ebook Uma Introdução ao Inbound Marketing e confira em nosso blog INBOUND MARKETING: O INVESTIMENTO QUE FAZ A DIFERENÇA.

 

 1.Planeja-se

 

Podemos considerar que planejar o que deve ser executado é uma etapa indispensável para tudo que uma empresa for fazer, seja relacionado ou não ao marketing.

É estupidez começar qualquer tipo de trabalho sem saber aonde quer chegar, já dizia um velho ditado, “Você precisa saber onde quer chegar, ou não chegara a lugar nenhum.”

Comece sua gestão de Inbound pelo planejamento. Em uma agencia de marketing montamos um plano para cada cliente, respeitando a diferença de cada segmento e usando estratégias direcionadas a cada modelo de negócio, por exemplo: não podemos, usar a mesma estratégia para uma empresa B2B e uma empresa B2C.

Para realizar essa etapa temos que nos atentar as seguintes perguntas:

 

  • O que queremos divulgar (qual segmento? É um serviço? É um produto? Qual seu ticket médio?)
  • Quem é a persona que eu desejo atingir; (como ela chama, quais são seus gostos, quais suas dores etc.)
  • Alinhar os objetivos a curto, médio e longo prazo (queremos aumentar o tráfego? Gerar leads qualificado? Aumentar a visibilidade na internet? Converter Leads em clientes).

Nessa etapa nossa prioridade é entender a jornada do cliente, por quais caminhos ela passa ate chegar no momento de compra, para esse planejamento montamos o que chamamos no mundo do marketing digital de funil de vendas.

Apenas com esse nível de de planejamento conseguimos entender quais são as necessidades, problemas, desejos e dúvidas das personas em cada fase do caminho até a conversão do Lead em cliente e um encantamento posterior.

Para nós ajudar a dar a atenção necessária a todas as etapas da estratégia, além de tornar mais simples a identificação de problemas e oportunidades, dividiremos a estratégia de Inbound Marketing em 4 etapas:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Relacionamento;
  • Venda;

 

2. Inicie a gestão das estratégias

 

Com a estrutura de nossa campanha toda montada chegamos no momento de colocar tudo em prática! Cada etapa do Inbound tem seu próprio conjunto de ferramentas, canais e mensuração, onde alinhamos todas elas para alcançar os objetivos de cada fase.

Na etapa iremos nos preocupar com a parte de SEO do site de nosso cliente, como o google está lendo seu domínio, se é um site seguro ou não; produzir conteúdo nas redes sociais e engajar os seguidores, pois muitas vezes é ali através de uma rede social que o cliente tem a primeira impressão sobre a marca.

Mantenha suas ações organizadas em cada etapa do Inbound Marketing, em seu planejamento, monte um cronograma que vai mostrar quando cada campanha deve ocorrer e quais são serão postas em práticas.

Como gestor da estratégia de Inbound, você deve se preocupar em:

  • Criar um cronograma;
  • Definir as plataformas (e-commerce, site, google, redes sociais, Landing pages, etc.)
  • Definir o que deve ser feito, quem irá executar e quando
  • Coletar as informações necessárias (coleta de depoimentos, produção de imagens, construção de listas de palavra-chave, redação de conteúdo para blog, etc.)
  • Apontar quais suas metas.

 

Agora se você não é um profissional de marketing, tenho certeza de que está se perguntando, como vou ter esse nível de planejamento em cada ferramenta? Calma! Para isso já temos ferramentas onde conseguimos ligar todas as ferramentas utilizadas para que todas as informações cheguem em um lugar só e automatizar processos como postagens nas redes sociais e envio de e-mails.

 

3. As Métricas do Inbound Marketing

 

Se você está achando tudo muito complexo, fique calmo, chegamos a última etapa! É importante deixar claro que o fato de termos dividido em etapas não quer dizer que ela uma deve ser feita apenas quando a outra termina, e sim que são etapas que se complementam.

O acompanhamento das métricas do inbound marketing deve ser realizada em tempo real, no momento que as campanhas estão no ar e continuamente, seja uma campanha de google, face ou instagram; E em campanhas como as ações de SEO, que oferecem resultados a longo prazo.

Analisando as métricas é importante que sua equipe otimize as campanhas, aproveitando oportunidades e corrigindo os erros.

 

A importância de uma ferramenta de Inbound Marketing

 

Agora que te mostramos os princípios de como gerenciar sua estratégia de Inbound Marketing, agora é hora de receber uma dica que vai te ajudar muito nesse processo.

O grande desafio da gestão, tanto para empresas como para equipes internas de marketing, é realizar tudo o que listamos de forma rápida e eficaz. A boa notícia é que você não vai precisar realizar todos esses processos em cada plataforma que for utilizar.

Para otimizar seus resultados temos diversas plataformas que automatizam nossos serviços, um exemplo é a Mlabs, onde conseguimos programar nossos posts nas mídias digitais.

Entre as mais diversas ferramentas, temos a RD Station Marketing é sem duvidas uma das melhores e mais estratégicas, pois reúne e diversas funcionalidades em uma mesma ferramenta entre elas:

  • Criação de Landing page e seus respectivos acessos
  • Realização de teste AB
  • Inclusão de Pop apps
  • Lead Tracking
  • Lead Scoring
  • E-mails Marketing
  • Automação de E-mails

Contratar sistemas de automação da RD ajudará a você otimizar todos os processos da gestão de Inbound Marketing.