O Google Ads é uma ferramenta muito eficiente, especialmente por suas métricas que permitem ter um entendimento de todos os passos dos seus visitantes, até se tornarem Leads. Além de você estar anunciando no maior canal de busca do mundo, um dos grandes diferenciais é que com ele conseguimos saber se suas campanhas estão trazendo ou não um bom ROI (Retorno do Investimento) e, caso necessário, alterar a estratégia.

Com o Inbound Marketing se consolidando no mercado, ficamos nós perguntando se o Google Ads viria a se tornar uma ferramenta obsoleta. Partindo desse ponto dissertaremos nesse artigo sobre a funcionalidade do Google ads na estratégia de Inbound Marketing.

Mesmo parecendo estratégias de marketing digital distintas, o Google AdWords e o Inbound Marketing podem ou melhor devem trabalhar juntos para sua empresa alcançar resultados cada vez melhores. Essas estratégias incorporadas uma à outra, tem seu papel valorizado, uma vez que através do Ads divulgamos ofertas, a fim de atingir o maior número possível de pessoas, e com o Inbound pensamos em quem queremos atingir e nos relacionamos e nutrimos nossos leads.

 

Vantagens Google Ads

 

Quando criamos um site ou blog, a audiência inicial é sempre muito baixa. Conseguirmos um bom posicionamento nas buscas orgânicas do Google é um processo longo e muito trabalhoso.

 

Mesmo usando as melhores estratégias de SEO, aumentar a visibilidade da sua página usando apenas divulgações orgânicas é muito difícil e leva um bom tempo.

 

Utilizar os anúncios oferecidos pelo Google Ads com toda certeza é um grande atalho. A ferramenta lança seu conteúdo com um bom posicionamento nas pesquisas online, aumentando muito a sua visibilidade online e trazendo muitos visitantes para suas páginas.

 

Muitos pensam que apenas ter um bom tráfego em suas páginas, já vai impactar nas suas vendas, mas na verdade tem que ser feito todo um trabalho entendendo a persona que seria atraente para aquela empresa e então trazer pessoas que tem esse perfil para dentro. Não adianta nada 100 pessoas visitarem sua página no google se você não consegue converter esses clientes em Leads muito menos em vendas.

 

A importância do Inbound Marketing junto ao Google nesse momento de atração, está ligado a qualificação dos visitantes e dos Leads.

 

Vantagens Inbound Marketing

 

Gerar visitas para o seu site é importante, mas não podemos nos esquecer de efetuar estratégias de marketing digital que gerem visitas qualificadas.

 

O visitante chega ao seu site através de um anúncio específico, normalmente uma landing page, nesse ele deve encontrar um conteúdo que seja bem explicativo e convincente, de modo que aquilo prenda a atenção dele e não precise procurar por outros anúncios para responder suas dúvidas.

 

Essa estratégia sempre traz o que chamamos no marketing de chamada para ação, o conhecido CTA; normalmente um formulário onde o visitante ira colocar seus dados em troca de algum conteúdo, promoção, vídeo, algo do tipo, a partir disso ele passa de visitante para um lead e agora nós conseguimos através de outras plataformas manter um contato com essa pessoa.

 

A ideia é unir diversas ferramentas de marketing digital, e impactar e nos relacionar com nossos leads fazendo com que eles virem não só clientes, mas verdadeiros fãs de nossa marca.

 

Estratégias de Google ADS em uma ação de Inbound Marketing

Campanha Institucional

 

Em um primeiro momento que podemos aproveitar com o AdWords, é o reforço da sua marca, através de uma campanha institucional, ou seja, enaltecer o reconhecimento de marca. O institucional não visa vendas diretas, tem como objetivo construir uma imagem positiva e gerar um maior relacionamento com seu consumidor.

 

Campanha de topo de funil

 

Explorar materiais ricos para pessoas que são topo de funil é uma estratégia muito utilizada e que também dá bons resultados. Utilize campanhas de display para ter atenção de mais pessoas. Aqui na Guia-se, por exemplo, produzimos diversos blogs posts e e-books gratuitos sobre Marketing Digital. Nosso foco é impactar pessoas em topo de funil que se quer sabem o que é marketing digital, levando conteúdo e agregando conhecimento.

 

 

Remarketing

 

Uma ação que ajuda e muito a potencializar seus resultados, é utilizar o remarketing do AdWords, onde conseguimos impactar novamente, aqueles visitantes que passaram pelo seu site, blog ou loja virtual. O remarketing também funciona para reforçar sua marca, oferecer produtos novos que a pessoa ainda não visitou.