Inbound Marketing e as Redes Sociais

Crescimento das Redes Sociais

A ideia de que as redes sociais seriam “apenas uma coisa momentânea” ou “algo apenas para jovens” já se provou estar errada. De acordo com um relatório da WeAreSocial em parceria com a Hootsuite, 4,14 bilhões de pessoas atualmente estão conectadas às redes sociais, mais da metade da população mundial está presente nessas plataformas digitais.

Hoje em dia as pessoas não se perguntam mais a quanto tempo estão conectadas a internet, o mundo real e o virtual estão cada vez mais misturados. As pessoas permanecem conectadas 24 horas por dia, atualizando as redes, lendo notícias, vendo vídeos e outras atividades que hoje são feitas online. A integração destes dois mundos, fez com que uma nova linguagem surgisse, um novo conceito de marketing nasceu e ganhou espaço rapidamente. Estamos falando do Inbound Marketing.

Definição Inbound Marketing

O Inbound marketing, também conhecido como “novo marketing” ou “marketing da era digital´´, se refere nada mais nada menos que um modelo de marketing onde fazemos com que o seu cliente te procure, invés de criar listas de pessoas e sair ligando uma a uma para ver se alguma delas tem interesse em seu produto. No Inbound Marketing são realizadas diversas ações com o objetivo de atrair seu potencial cliente para seu site, blog, rede social ou outro meio que seja utilizado,

Fazendo com que assim as pessoas conheçam a marca pela etapa de atração, a partir disso vem a conversão, onde a ideia é de converter esses visitantes em Leads, para assim conseguir engajá-los, os qualificando para que gerem oportunidades só ai o tentamos um contato direto e os sublevar a clientes e, por últimos, conquistá-los para que se tornem promotores da marca.

Em uma tradução livre, o termo Inbound marketing pode ser traduzido como “marketing de atração´´ onde atraímos os potenciais clientes para as páginas da empresa, sejam elas algum tipo de site ou rede social. A partir disso é feito com que os visitantes da página façam algum tipo de cadastro, tornando-se Leads, com isso podemos manter um contato com esse Lead, fazendo-o descer no funil de vendas ate se concretizar uma compra.

 

Inbound Marketing nas redes sociais na prática.

 

Desde a primeira etapa do Inbound Marketing, que é a de atração de visitantes para seu site/ferramenta de vendas, as redes sociais já fazem total sentido. Como dito anteriormente mais da metade da população está online nas redes sociais, trazer esse tráfego para dentro de sua pagina de vendas parece muito atraente, não acha?

Ao confeccionar um novo produto, produzir um post no blog, ou qualquer outro conteúdo, você espera que esse material seja mostrado que alcance muitas pessoas e que agregue valor aos seus consumidores, mas como fazer isso se sua loja tem poucos visitantes, quase ninguém entra no seu site e se entra não fica mais que 15s.

Exatamente por isso que devemos contar com as redes sociais no momento da atração e de relacionamento com o cliente, quando você transformar desconhecidos em visitantes, visitantes em leads. Assim a primeira interação marca cliente está feita e agora aquele visitante já sabe quem você é e o que você faz.

As redes sociais assim como um ambiente físico, mostram muito da identidade da empresa, por isso precisamos focar em algumas estratégias antes de simplesmente abrir uma conta em qualquer rede social e sair fazendo postagens.

Não temos como pegar todas as mídias sociais, jogá-las em um saco e falar que são todas iguais. Seria fácil demais, né? Cada conteúdo deve ser pensado anteriormente, seus textos as suas imagens ate mesmo qual rede social seria mais relevante.

Na metodologia Inbound sempre pensamos na produção de conteúdos relevantes. Exatamente por isso criamos matérias pensando na persona, que são como personagens semifictícias, criadas a partir de pesquisas de mercado e dados reais dos clientes da empresa. O Conteúdo que você produz e compartilha nas redes sociais precisa chegar exatamente nestas pessoas da forma certa, por isso planejamento e regularidade são fundamentais.

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