O que é Inbound Marketing ?

 

O Inbound marketing, também conhecido como “novo marketing´´ ou “marketing da era digital´´, se refere nada mais nada menos que um modelo de marketing onde fazemos com que o seu cliente te procure, ou seja, invés de criar listas de pessoas e sair ligando uma a uma para ver se alguma delas tem interesse em seu produto. No Inbound Marketing são realizadas diversas ações com o objetivo de atrair seu potencial cliente para seu site, blog, rede social ou outro meio que seja utilizado, para que assim a pessoa conheça a marca e a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa,  mostrando como sua empresa trabalha e o que tem para oferecer, para só depois termos um contato direto, seja ele por meio de ligação, conversas no WhatsApp ou qualquer outra plataforma.

Em uma tradução livre, o termo Inbound marketing pode ser traduzido como “marketing de atração´´ onde atraímos os potenciais clientes para as páginas da empresa, sejam elas algum tipo de site ou rede social. A partir disso é feito com que os visitantes da página façam algum tipo de cadastro, tornando-se Leads, com isso podemos manter um contato com esse Lead, o aquecendo ate o momento de compra.

 

Vantagens do Inbound Marketing

 

A cada dia que passa o mundo real e o virtual ficam mais próximos, já não perguntamos mais a uma pessoa quanto tempo ela passa online, porque estamos online a todo tempo. O termo “entrar na internet´´ já não faz mais sentido, já que a internet está em todos os lugares.

Isso fez com que todas as empresas pudessem desfrutar do Inbound Marketing. Se o mundo inteiro está conectado pela internet 24hrs por dia, você não acha que faz sentido que sua empresa também se faça presente.

Mais um dos grandes motivos do porque o Inbound marketing cresceu tanto é o fato da área de marketing da empresa ser considerada um centro de investimento e não um centro de custo.

 

Porque é considerado um centro de investimento ?

 

Pode ser considerado pois com ele conseguimos chegar no publico necessário, quando produzimos conteúdos de qualidade e divulgamos no lugar certo, temos mais chances de alcançar pessoas que realmente se interessam pelo produto ou serviço, e assim aumentar a visibilidade da marca.

Apesar da distância de uma loja física, com as mídias digitais seu consumidor se sente muito mais próximo da marca. Paramos de agir como aquele vendedor chato que quando você entra na loja fica tentando te empurrar um monte de produto e fazemos com que as pessoas cheguem ate sua empresa em suas leituras virtuais cotidianas.

Usando essa estratégia sua empresa passa a ter um ciclo de vendas mais curto o que diminui os gastos da empresa. No Inbound reduzimos o tempo que leva para transformar um lead em uma oportunidade, isso pois trabalhamos com conteúdos focados nas diversas fases de um funil de vendas.  O que acaba otimizando o processo de vendas e diminuindo o Custo de Aquisição.

Ainda falando sobre as vantagens econômicas conseguimos ter o conhecimento de todas as etapas do funil de vendas, sendo possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram. Caso não acha a venda, conseguimos identificar em qual estagio do funil nosso lead parou, e assim fazer campanhas para reaquecê-lo. Tendo acesso a esse tipo de informação conseguimos sempre ir aperfeiçoando-as campanhas para ter um melhor ROI (retorno sobre investimento).

Por esses motivos a maioria das empresas que estão buscando crescimento no mercado vem usando o Inbound Marketing agressivamente.

 

Etapas do Inbound Marketing

 

No Inbound Marketing gerar leads é de extrema importância, sem leads não há oportunidades e não há vendas e, por consequência perde-se toda razão para se trabalhar com esse tipo de estratégia.

 

Primeira Etapa

 

Por isso a primeira etapa que temos no Imbound Marketing é a de Atração. Ao encontrarmos o lugar ideal para as postagens da sua empresa e disponibilizamos conteúdos de qualidade no nicho em que a empresa atua, o Marketing passa a se tornar relevante, de fácil acesso e muito útil para ampliar o conhecimento dos seus clientes. Dessa forma, os materiais divulgados ganham a atenção dos potenciais consumidores e os conduzem para o seu e-commerce, site ou qualquer outro meio de sua intenção (rede social, whatsapp, outros).

 

Segunda etapa

 

Complementando a etapa anterior temos a fase da conversão, onde fazemos com que o visitante do seu site/página vire um Lead, ou seja, que ele demonstre interesse para avançar no processo de compra.

Aqui estamos falando da ação do visitante de fazer o cadastro na sua página, ou seja, passar suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, seja ele um ebook, um vídeo, um desconto ou qualquer coisa que crie interesse no visitante a ponto dele se cadastrar para acompanhar os conteúdos da sua empresa.

É importante entender que nem todas as pessoas que demonstraram interesse estão em momento de realizar uma compra, existem pesquisas que mostram que apenas  3% das pessoas que clicaram no link do seu produto ou serviço estão aptas a comprar na hora, os outros 97% realizam diversos tipos de pesquisas previas antes de efetuar a compra. Ao analisarmos a jornada do lead no que chamamos de funil de vendas, vemos claramente que existem etapas bem definidas que as pessoas seguem antes de chegar ao momento de compra.

 

Terceira Etapa

 

É nesse momento que chegamos à terceira etapa do Marketing digital, onde vamos relacionar o cliente com a marca, isso através de ferramentas de comunicação, seja por e-mail marketing, redes sociais, ou sites de busca como Google e Youtube busca-se nutrir o cliente de informações e analisar o nível de interesse deles, conteúdos geram maior engajamento, conteúdos geram mais rejeição; Nessa etapa do Inbound, conseguimos passar para o cliente um pouco da identidade e da cultura da empresa, aumentando nosso valor para aquele futuro cliente. Isso facilita muito no momento de venda, no processo que chamamos a quebra de objeções, pois se você já conhece as dores e os prazeres de sua base de contatos, fica muito mais fácil vender seu produto.

 

Quarta Etapa

 

Todas as etapas anteriores de atração, conversão e relacionamento têm como função gerar oportunidade de negócio para chegar então a tão esperada venda. Hoje, alguns processos de vendas acontecem dentro do próprio website, que são os casos do e-commerce, em outros casos é necessário o contato direto entre um vendedor e o potencial cliente.

O processo de vendas tem de ser algo construtivo, concluindo o papel dos estágios anteriores, ou seja, fazendo com que todos os conteúdos consumidos anteriormente façam mais sentido ainda na hora da venda. Essa mudança na jornada, onde o Lead percorre uma boa parte sem ter o contato com o vendedor, traz diversas implicações que estão revolucionadas o mundo das vendas, agora aquele visitante que entrou na sua loja, já te conhece, sabe como você trabalha, o que você e como seus serviços ou produtos impactaram a vida de outras pessoas como ela e o por isso se torna mais fácil de vender. Por outro lado o vendedor também sabe com quem ele está negociando, quais os assuntos de maior interesse daquele Lead, o que torna mais fácil a quebra de objeção na hora da venda.

 

Última etapa

 

Um dos principais diferenciais do Marketing Digital é poder analisar precisamente seus resultados e comprovar o retorno de seus investimentos com base em fatos. É possível monitorar cada ação que ocorre nas interações do seu público com seus sites, posts, e-mails e campanhas, o que torna o trabalho mais inteligente. Para que assim, todo o processo possa ser otimizado, detectando as etapas que estão abaixo do esperado e direcionando isso para que a equipe de marketing faça ter um maior rendimento.

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre o que é o Inbound Marketing, como ele vem fazendo a diferença não só no mundo da comunicação como no mundo das vendas, temo diversos materiais super detalhados que podem te ajudar a ficar por dentro do Mundo dos negocios na era digital. Entre em contato com a gente, e venha ser um de nossos cases de sucesso. A Guia-se Guarulhos Centro é uma empresa especializada em Inboundo Marketing que faz parte de uma rede atuante no marketing digital desde 1997, com os melhores profissionais para entender e atender suas necessidades.

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