E-mail marketing: Menor Custo x Benefício

Sabemos que um dos canais mais subestimados atualmente é o e-mail marketing. Muitos duvidam do seu poder de atrair tráfego qualificado para sites e páginas de vendas, assim como duvidam que ele é lido ou aberto. Já ouviu aquela famosa pergunta quando falaram de e-mail marketing para você:

–  Mas você acha que o e-mail marketing ainda funciona?

Pois é, eu sempre respondo com um SIM categórico e aqui neste conteúdo vou explicar o por que para que você saiba aproveitar as vantagens desta incrível ferramenta.

Indicadores a serem acompanhados

Alguns indicadores são importantes de serem acompanhados que você começa uma estratégia de e-mail marketing, isto por que você precisa saber se suas campanhas estão sendo efetivas, ou seja, atingindo o resultado esperado ou não. Entre os indicadores estão:

  1. Abertura dos e-mails enviados;
  2. Clicks no links inseridos no e-mail ( call to action);
  3. Entregabilidade da ferramenta no inbox;
  4. Indice de conversões vindas através de e-mail Marketing
  5. Percentual de descadastro dos e-mails.

Estratégia de Relacionamento

A ferramenta de e-mail Marketing é ótima quando seu objetivo é relacionamento com o potencial lead, com cliente da sua carteira ou até com ex-clientes. isto porque ela possibilita você ter um contato mais próximo, um a um, saber se seu lead esta abrindo e interagindo com você além de conseguir direcionar ele para onde você quiser.

É extremamente importante quando montar seus e-mail ter uma estratégia por trás levando em consideração a jornada de compra do seu cliente e como ele gosta de receber seu conteúdo por exemplo, conteúdo mais formal, conteúdo mais didático, conteúdo curto, conteúdo técnico, entre outras formas. Isto vai variar de nicho para nicho e você precisa ter atenção a isto.

Entregue conteúdo sempre de alto valor agregado e pensando no funil de vendas da sua empresa ( Topo, Meio e Fundo). Pessoa que nunca viram sua marca fale de assuntos mais gerais. Pessoas que viram, já interagem mas não compram, fale sobre os benefícios do serviço que você oferta.

Por fim pessoa que já viram sua marca, consomem seu conteúdo e tem perfil de compra, faça chamadas para vendas efetivamente.

Você pode optar por estratégias diversas com e-mail marketing, entre elas estão:

  • Relacionamento pós vendas;
  • Aquecimento pré vendas;
  • Divulgação de conteúdo informativo;
  • Relacionamento por etapa do funil;
  • Entre outras mais.

Inbound Marketing e E-mail marketing

No Inbound Marketing é comum utilizar estratégias de e-mail marketing, isso por que junto ao inbound conseguimos criar um formato de atrair, converter, relacionar e analisar os leads gerados. Dentro destes pilares o e-mail marketing é muito utilizado na etapa de relacionar.

Ao utilizar o e-mail marketing você consegue:

  • Configurar respostas automáticas para leads recém cadastrados
  • Criar uma regra de Lead Scoring com base em abertura e click nos e-mails
  • Configuração de Lead Tracking, ou seja, por onde passaram, quais páginas acessaram
  • Criar uma régua de automação de e-mail marketing com uma sequência programada para seus leads receberem

Tudo isso com custo baixíssimo, existem ferramentas gratuitas no mercado para você operacionalizar isso sem problemas. Você também pode contratar uma agência de Marketing digital para te assessorar neste processo.

Se o assunto te interessa, fale conosco e saiba mais. Clique no botão do Whatsapp e marque uma consultoria gratuita.