O que é um E-commerce?

Você esta curioso para saber o que é um e-commerce? Quais suas principais características? Fique ligado que falaremos tudo que precisa saber de maneira resumida e direta aqui.

Um E-commerce é o modelo comercial que utiliza dispositivos eletrônicos como computadores, smartphones ou tablets, o e-commerce surgiu da compra e venda pela internet.

Com o fortalecimento do marketing digital e da nossa vida cada vez mais conectada a este mundo, este modelo de negócio tornou-se muito popular e vem crescendo muito ultimamente.

Hoje em dia o consumidor final busca comodidade e conseguir fazer compras de casa passou a ser um ótimo benefício que esta modalidade nos traz.

Antes de pensar na plataforma e no faturamento como muitos fazem é importante se questionar.

– O que meu produto / serviço irá resolver no mercado?
Com esta resposta é possível começar a desenhar um plano de negócios que tenha como meio o E-commerce ou como também chamado Loja virtual.

Vamos abordar agora alguns pontos importantes a considerar.

  1. Definição de persona , dor e demanda do mercado

Analise as dores e demandas do mercado atual, o que seu consumidor quer e espera como solução, quais são os problemas latentes e como você poderá soluciona-los, valide sua ideia com o mercado, com uma pequena amostra de pessoas que possam se interessar pelo seu produto.

Veja o que seus futuros concorrentes estão fazendo, entenda suas dificuldades, pontos fracos e fortes.

Planeje como você irá se posicionar, entenda seus diferenciais e como você pode usar isso ao seu favor.

  1. Registre sua marca

Registre sua marca, a primeira coisa a ser decidida ao começar um e-commerce é o nome da sua loja virtual, se seu negócio é novo procure um nome que tenha uma boa chance de posicionamento nos mecanismos de buscas. Depois de decidido verifique se o mesmo já não foi registrado.

Você pode acessar www.registro.org ou www.registro.br para fazer esta pesquisa de domínio.

  1. Defina o território de atuação

Defina para qual região você quer vender com base na estratégia de negócio da sua empresa, seja cidade, estado ou país, lembre-se que quanto mais distante maior o custo com frete e o tempo de entrega, saiba como otimizar sua estratégia com base no budget de marketing que possui.

  1. Marketing Digital

Se seu negócio não tiver uma boa estratégia de marketing digital, ele não será encontrado, não haverão pessoas interessadas e consultando seus produtos/ serviços e por consequência você não venderá.

O Marketing será responsável por promover ações para que os clientes cheguem ao seu site, sem ele seu e-commerce ficará praticamente invisível.

A conversão  de vendas em e-commerces ainda é muito pequena no Brasil , cerca de 1 a 3% dos visitantes da página, então quanto mais pessoas impactar para sua loja, melhor será seu resultado.

Entenda a jornada do consumidor, ele pensa em quatro etapas diferentes e sequenciais

  • Atração
  • Interesse
  • Desejo
  • Decisão

Saiba quais ações de marketing tomar para cada momento do seu consumidor.

Para um serviço profissional e que te de resultados recomendamos contratar uma agência de marketing digital. Como bom exemplo de agência temos a Guia-se, agência com 22 anos de mercado e atendimento de mais de 3000 clientes, para saber mais cadastre-se abaixo.